página inicial

• 

1 - ILUSÃO

• 

2 - ÍON

• 

3 - projecto a definir

• 

4 - PILADES

1 - ILUSÃO

Tamanho do ficheiro: 47 Kb

 

ILUSÃO de Federico García Lorca

 

Teatro do Bairro Alto, Lisboa

20 de Fevereiro a 9 de Março 2014

 

a partir dos primeiros esboços dramáticos de Federico Garcia Lorca. Um espectáculo feito com e para 60 actores não profissionais, pessoas de todas as idades, desde uma jovem actriz de 15 anos, passando por alunos de escolas de teatro e actores em grupos amadores, até uma espectadora amiga de 81 anos.

“Ilusão” é o título de um dos primeiros diálogos para teatro escritos pelo grande poeta granadino assassinado na Guerra Civil que já aos 20 anos sonhava com um teatro anti-burguês, o “teatro debaixo da areia”, poético, verdadeiro, liberto de convenções e capaz de figurar o nosso mundo interior. Luis Miguel Cintra, a partir desses embriões de escrita dramática, organizou um grande espectáculo coral que fala de tudo, a vida toda, a morte, o amor, a arte, a política. Como quando se começa a ter a vontade de mudar o mundo e de se perceber quem somos. Como Gil Vicente fazia com tanta habilidade, aqui figuras alegóricas, pessoas de carne e osso, fantasmas, tudo convive nesse mundo da imaginação, numa espécie de revista séria, com números cosidos pelas personagens de duas irmãs (Luísa e Mercedes) desdobradas por 6 actrizes, que citam uma frase da Gaivota de Tchekov: “Estou de luto pela vida, sou infeliz”. Não poderíamos inventar mais perigosa aventura nem melhor estímulo. 

 

Ilusión (1921-22?)

Comedia de la carbonerita (1921)

Sombras (poema) (1920)

Del amor Teatro de animales  (poema dramático)(1919)

 

Da situação levantada pelo esboço Ilusión, em que num interior burguês duas irmãs falam de namorados e casamentos, 3sonhos, ou visões, são evocados com as outras 3 peças: a Carbonerita é uma espécie de conto infantil cruel com príncipes que vêm buscar as “gatas borralheiras”, Sombras são conversas de fantasmas que falam da sua vida em vivos e esperam ser ressuscitados e Del Amor são conversas de animais sobre o Amor: o Porco, a Pomba, o Burro, etc.

  

Expresso
 

© 2006 Todos os Direitos reservados